Pular para o conteúdo principal

#_ Utilizando o Git - Linux



O Git é um serviço importante para o desenvolvimento saudável da sua aplicação ou script, adaptado a melhoria continua e desenvolvimento colaborativo o Git é uma solução excepcional.

Que já conquistou muitos, não só para desenvolvedores, mas adiministradores que queira gerenciar seus cookbooks no chef e compartilhar entre equipes.


Ambiente


Existe várias soluções similares no mercado, amplamente utilizada o GitHub proporciona bastante recurso e praticidade.

O Git Hub possui um sistema de conta gratuita que possui alguns recursos limitados, alguns deles: você só pode criar um diretório de trabalho público, mas supri a nossa necessidade.

Instalação


Para instalação é só executar o comando no meu caso o Ubuntu:

# apt-get install git

Agora com o git instalado caso você queira atualizar para a ultima versão apenas digite:

# git clone https://github.com/git/git.git

Primeiro temos que entender o que é repositório, repositório no git é um contêiner que contem vários arquivos e diretórios que constitui sua aplicação ou seu projeto.

Configurando


Escolha um diretório para o trabalho:

$ mkdir ~/New-GitHub-Repos
$ cd New-GitHub-Repos

Para criar o ambiente necessario para o comando git

$ git init

Será criado um diretório .git dentro do diretório que está "New-GitHub-Repos".

Iremos agora configurar o user name:

$ git config --global user.name "rafaelgoncalvesmatos"

E o e-mail do usuário:

$ git config --global user.email "rafael.cgid@gmail.com"

Para visualizar nossa configurações digite:

$ git config --list
user.name=rafaelgoncalvesmatos
user.email=rafael.cgid@gmail.com
core.repositoryformatversion=0
core.filemode=true
core.bare=false
core.logallrefupdates=true



Autenticando


Para a comunicação entre seu ambiente e o Git é preciso criar um par de chaves SSH para que haja uma comunicação segura.

Criando a chave ssh é bem simples sem frase secreta

$ ssh-keygen Generating public/private rsa key pair.Enter file in which to save the key (/home/rafael/.ssh/id_rsa): Created directory '/home/rafael/.ssh'.Enter passphrase (empty for no passphrase): Enter same passphrase again: Your identification has been saved in /home/rafael/.ssh/id_rsa.Your public key has been saved in /home/rafael/.ssh/id_rsa.pub.The key fingerprint is:SHA256:qov3ZJhHj1bYO4T2G7640Zf7XsycmOa42CG3DhV8+9A rafael.matos@HardnoteThe key's randomart image is:+---[RSA 2048]----+|                 ||         .       ||          o .    ||       +   o o   ||      = S . o E  ||     = O o . O . ||    o O X = + B  ||   ..* + @ B .   ||  ..oo+.=oB++    |+----[SHA256]-----+
Pronto, perceba que foi criado um diretório .ssh na home do seu usuário que conterá dois arquivos

id_rsa   - Chave privada que por segurança não pode ser compartilhada
id_rsa.pub - Sua chave publica que iremos enviar para o GitHub

Adicionando chave pública no GitHub, entre com sua conta no site e visualize ao lado direito superior essa imagem e clique


Na sequencia, clique em "SSH Keys" e irá abrir essa janela junta com suas chaves  já adicionada e o bacana que mostra o estatus de utilização das mesma.


Clicando em "New SSH Key" terá essa imagem abaixo que você poderá colocar um nome amigavel a essa chave e colar aqui o CONTEÚDO do arquivo "id_rsa.pub".



Realizando a autenticação em seu terminal e pronto.

$ ssh -T git@github.com

Bacana, retornando essa saida está indo tudo bem no momento.

Adicionando diretório


Crie seu diretório onde você irá exportar seu projeto

$ mkdir ~/Python$ cd ~/Python

Realizando um clone do seu ambiente é bem simples

$ git remote add origin git@github.com:rafaelgoncalvesmatos/repositorio.git

Verificando as informações

$ git remote -v

Para sincronizando toda a vez que você alterar um arquivo é impotante dar uma breve explicação do que foi alterado e logo em seguinda um push para que seja enviado essa informação junto com o arquivo atualizado.

$ echo -e '# Adicioanando comentario no fim do arquivo' > Boleto_emissao.py

$ git commit -am "Alteracao no arquivo de fulano - Boleto_emissao.py"

$ git push origin master

Brincando


Para adicionar um arquivo que você criou localmente é simples

$ touch Catalogo_preco.py                                
$ git status
$ git add Catalogo_preco.py                              
$ git commit -am "Adicionando arquivo de Catalogo"     
$ git push origin master

Removendo algum arquivo

$ git rm arquivo.txt
$ git commit -am "Deletando"
$ git push origin master

Adicionando em massa

$ cp /tmp/*.py .
$ git add *.py
$ git commit -am "programas em python"
$ git push origin master


Espero que tenha gostado dessa breve pincelada de git.

Obrigado pela leitura.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QOS Intermediário - Implantação em cliente real

Implantação de QOS - Intermediário Introdução Nessa etapa seguiremos novamente o caminho do controle de tráfego, mas com uma pitada mais avançada delimitando por classes e em tempo real. Nessa video aula trará um pouco de shell-script junto com controle de tráfego e passando um pouco que vai ser um dos próximos tópicos que é o ZABBIX. O video realmente ficou extenso, porque tentei documentar ao máximo cada parte e explicar o porque da utilização de cada função.

Zabbix - Entendendo Agentes

Zabbix Agente - Instalação e configuração Introdução O Zabbix trabalha em sua estrutura basicamente duas funções como: Gerente - Zabbix que armazena informações e entre outras, agindo como Servidor ) Agente - Zabbix instalado em hosts que coleta informações para serem enviadas ao gerente.  O que iremos entender nesse tutorial é os modos como os agentes trabalha ativo e passivo. Ativo - Ele envia os dados para o servidor ( gerente ), muito utilizado quando o host está em outras redes através de firewall. Passivo - Ele aguarda solicitação do servidor ( gerente ) para a entrega dos dados. A configuração do agente e de acordo com as nossas necessidades no momento.

IDS Sistema detecção de intrusão - FAIL2BAN

IDS com FAIL2BAN Introdução IDS é um sistema de detecção de intrusos que podemos implementar em dois segmentos em rede e sistema. Iremos abordar o fail2ban, uma poderosa ferramenta contra tentativas de força bruta ( meio de ataque através de diversas tentativas de acesso ), esse serviço é muito utilizado em servidores que respondem diretamente a internet, a configuração acaba sendo muito útil para bloqueio sendo sua principal vantagem a velocidade. Funcionamento Partindo de analises rigorosas de log como tentativas repetitivas de falhas como por exemplo em uma tentativa de acesso via SSH em nosso firewall: Jun 28 20:24:13 serv-firewall unix_chkpwd[1491]: password check failed for user (root) Jun 28 20:24:13 serv-firewall sshd[1489]: pam_unix(sshd:auth): authentication failure; logname= uid=0 euid=0 tty=ssh ruser= rhost= 192.168.122.1 user= root Jun 28 20:24:15 serv-firewall sshd[1489]: Failed password for root from 192.168.122.1 port