Pular para o conteúdo principal

Pensar em JBOSS - Instalação e configuração do ambiente Part 1/5

JBOSS AS - Primeira parte 1/5

Introdução


Vamos abordar alguns assuntos sobre a mais famosa ferramenta que atua como servidor de aplicações que chamamos de JBOSS desenvolvido inteiramente em JAVA estando na licença LGPL. Não trataremos a historia do JBOSS de como ele surgiu ou de como foi o desenvolvimento, porque como o nome do blog diz "pensando".

O que será servidor de aplicações, o próprio nome diz é um servidor que conterá diversas aplicações instaladas para serem disponibilizadas para clientes, não é apenas isso, ele armazena todas as bibliotecas e dependência em diretórios separados onde pode ser compartilhados por diversas aplicações e entre outras funções que poderemos tratar em futuras postagens.

O JBOSS esta dividido em diversos setores, mas o que iremos aborda é o projeto AS (Application Server) que é o principal da comunidade que junto com outras comunidades como "apache.org" e "java.net" ajudarão no desenvolvimento desse projeto open-source.

Pré-requisitos


Estaremos faremos nosso laboratório utilizando distribuição CentOS e como tudo dentro de um sistema e no JBOSS dependência que devem ser supridas primeiro:

JDK -- kit utilizado para o desenvolvimento de aplicações, que pode ser instalado via repositório.

# yum search openjdk

# yum install java-1.6.0-openjdk

Apache Ant -- será usado nos exercícios práticos para testes.



# yum install ant

Depois de instalarmos esses pré-requisitos iremos baixar o JBOSS AS, acesse o link:

http://www.jboss.org/jbossas/downloads

Procure "JBoss AS 6.1.0.Final", estamos trabalhando em uma versão antiga, mas não a diferenças expressivas.

Segurança


No ambiente Linux não podemos executar o JBOSS como usuário root, por medidas de segurança realizamos esse procedimento por caso houver algum ataque o prejuízo no sistema será menor, onde que o atacante não teria privilégios para prejudicar outras funções do nosso servidor.

Instalação


O JBOSS AS roda praticamente em qualquer diretório e qualquer usuário comum, mas dentro desse "pensamentos" desejo que você descompacte esse arquivo "jboss-as-destribu...zip" dentro do diretório local.

Galera! A instalação é apenas descompactar o arquivo no diretório local onde terá uma estrutura dentro do diretório que saiu do arquivo compactado que iremos carregar, gerenciar e realizar outras funções em diante.

Entendendo estrutura de diretório


A estrutura de diretório do JBOSS é constituída de simples diretórios que

bin -- Contem scripts necessarios para gerenciar o jboss como carregar, encerrar entre outros.
client -- Contem bibliotecas para executar aplicacoes cliente como EJB e WS.
docs -- Contem documentação necessaria para administração do JBOSS.
lib -- Contem bibliotecas necessaria para aplicação.
server -- Configuração do servidor sub-divididas em diversos diretórios.

Execução, encerramento e verificação


Entre no diretório "bin" que está dentro do diretório principal do JBOSS ( não é o principal do sistema "/bin") dentro desse diretório terá um arquivo chamado "run.sh" execute.

$ ./run.sh

Preste bastante atenção na saída de qualquer mensagem de erro para termos mais conhecimento caso haja algum tipo de problema futuros.

Caso haja a necessidade de parar o serviço deve-se executar o script dentro do mesmo diretório chamado "shutdown.sh", ele não retornará nada, mas tome muita atenção caso o seu servidor tenha muitas aplicações ele pode demorar para ser encerrado.

$ ./shutdown.sh

ou

$ kill $(pgrep java)

Para verificar se o JBOSS esta ativo digite.

$ netstat -nltpu | grep java

Interfaces


Para acessar a interface do JBOSS utilizaremos o browser da sua preferência, colocando na barra de  endereço o ip localhost mais a porta que ele escuta.

Acesse por aqui caso seja sua maquina local: http://localhost:8080



O JBOSS possui consoles administrativas Admin Console, JMX e Web Console, não utilizaremos todas por não haver a necessidade imediata, apenas Admin Console que iremos utilizar por enquanto.

Entrando no link admin console entre com o login e senha "admin", chegando a essa interface.



Então no momento fizemos nesse capitulo um pequeno pensamento mais adiante veremos muito mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QOS Intermediário - Implantação em cliente real

Implantação de QOS - Intermediário Introdução Nessa etapa seguiremos novamente o caminho do controle de tráfego, mas com uma pitada mais avançada delimitando por classes e em tempo real. Nessa video aula trará um pouco de shell-script junto com controle de tráfego e passando um pouco que vai ser um dos próximos tópicos que é o ZABBIX. O video realmente ficou extenso, porque tentei documentar ao máximo cada parte e explicar o porque da utilização de cada função.

Zabbix - Entendendo Agentes

Zabbix Agente - Instalação e configuração Introdução O Zabbix trabalha em sua estrutura basicamente duas funções como: Gerente - Zabbix que armazena informações e entre outras, agindo como Servidor ) Agente - Zabbix instalado em hosts que coleta informações para serem enviadas ao gerente.  O que iremos entender nesse tutorial é os modos como os agentes trabalha ativo e passivo. Ativo - Ele envia os dados para o servidor ( gerente ), muito utilizado quando o host está em outras redes através de firewall. Passivo - Ele aguarda solicitação do servidor ( gerente ) para a entrega dos dados. A configuração do agente e de acordo com as nossas necessidades no momento.

IDS Sistema detecção de intrusão - FAIL2BAN

IDS com FAIL2BAN Introdução IDS é um sistema de detecção de intrusos que podemos implementar em dois segmentos em rede e sistema. Iremos abordar o fail2ban, uma poderosa ferramenta contra tentativas de força bruta ( meio de ataque através de diversas tentativas de acesso ), esse serviço é muito utilizado em servidores que respondem diretamente a internet, a configuração acaba sendo muito útil para bloqueio sendo sua principal vantagem a velocidade. Funcionamento Partindo de analises rigorosas de log como tentativas repetitivas de falhas como por exemplo em uma tentativa de acesso via SSH em nosso firewall: Jun 28 20:24:13 serv-firewall unix_chkpwd[1491]: password check failed for user (root) Jun 28 20:24:13 serv-firewall sshd[1489]: pam_unix(sshd:auth): authentication failure; logname= uid=0 euid=0 tty=ssh ruser= rhost= 192.168.122.1 user= root Jun 28 20:24:15 serv-firewall sshd[1489]: Failed password for root from 192.168.122.1 port